300
Desde o anúncio do filme eu queria assistir. Não por ser adaptação dos quadrinhos, mas pelo interesse na história antiga mesmo. O fato de ter sido adaptado dos quadrinhos (no mesmo nível de qualidade de Sin City) tornou o filme mais legal, violento, mas não pesado. Bom, sem críticas de cinéfilo-cultural-cabeçudo.
O que tenho a dizer é: Leônidas tinha não só dois, mas três bolas (pra amenizar o 'cunhões' que eu ia falar aqui). Não só ele. Toda sua turma de garotos bombados (que mais pareciam go-go-boys de a.C. ) botavam quente, e talvez tenham sido assim de verdade. Tudo bem que os caras lutavam contra um exército comandado por Vera "Xerxes" Verão (acho que é a melhor definição pro papel de Rodrigo Santoro no filme: grande e frasco), mas os 300 não abriam nem prum trem, nem prum elefante, rinoceronte, prum traveco cheio de piercing ou qualquer outro ser disforme que aparecesse na frente.
É daqueles filmes que você tem vontade de sair do cinema, dar um tapa no seu primeiro desafeto e gritar "Spartans, tonight we dine in heeelllll..." É instigação, chute, murro e lapada. Do caralho. Vou ver de novo. Recomendo.
p.s. 1: pros pirangueiros que costumam baixar filme pra assistir só pra não pagar uma porra de um cinema, assistam e comprem o DVD. Vale cada real e cada segundo de diversão.